Assadura da fralda: como prevenir e tratar
A assadura da fralda também designada por dermatite ou eritema da fralda, é uma irritação da pele da zona da fralda causada, na maioria dos casos, pelo uso contínuo das fraldas.
Para além da prevenção, quando há sinais evidentes de irritação, é necessário:
Trocar as fraldas com maior frequência para evitar o contacto da urina e fezes na pele do bebé.
Lavar a área com água morna e secar pele com cuidado para deixa-la bem sequinha.
Aplicar creme apropriado à base de vitamina A e de óxido de zinco para criar uma película que impede o contacto da pele com a urina e fezes.
Se a assadura não melhorar é necessário consultar o médico pediatra para um tratamento mais específico.
Vários fatores podem contribuir para este tipo de irritação da pele da zona íntima do bebé:
Frição da frauda na pele do bebé
Contacto prolongado com urina e fezes
Alergia a cremes, fraldas, detergentes e amaciadores usados na lavagem da roupa.
Infeção secundária por bactéria e fungos
Escolha cuidadosa dos produtos de higiene do seu bebé:
Escolha produtos muito suave e adequados à idade do bebé. Os produtos devem ser neutros, sem corantes e adequados para bebé. O uso frequente de toalhetes para limpar a zona da fralda deve ser evitado, pois os produtos químicos podem secar e desidratar a pele dando origem assaduras. Pode ser substituída por toalhas de algodão embevecida em água morna e secar com muito cuidado para não ferir mais a pele do bebé.
Amamentação e novos alimentos podem provocar dermatite da frauda
O surgimento do rabinho assado também pode estar relacionado com a dieta do bebé. Alguns alimentos ácidos que sejam ingeridos pela mãe, como por exemplo o tomate, podem provocar dermatite da fralda.
Ademais, a diversificação da alimentação entre os 4 e os 6 meses provoca uma alteração da composição das fezes. Ao torná-las mais nocivas para a pele do rabinho, pode aumentar a probabilidade de desenvolver dermatite.
Para facilitar a sua escolha, deixamos pomadas mais vendidas para assaduras:
Mustela Creme Muda Fralda Zona da Fralda 1,2,3 150g atua na fonte dos fatores que provocam as irritações e vermelhidões, garantindo assim uma tripla eficácia: Previne as irritações e vermelhidões em cada muda da fralda; Alivia desde a 1ª aplicação; Repara prolongadamente a pele.
Modo de Utilização: Limpe a zona a tratar. Aplique uma camada espessa nas nádegas limpas e secas do bebé, a cada muda da fralda.
Lutsine Eryplast Pasta de Água 75ml A fórmula exclusiva de Eryplast Pasta de Água permite acalmar e proteger o rabinho do bebé em caso de vermelhidão e irritações.
Eryplast Pasta de Água contém: Acetato de Oleilo e Ácido Fítico. Duas antienzimas que neutralizam as enzimas presentes nas fezes e na urina, responsáveis pela irritação. D-Pantenol. Regenerante. Glicerina. Hidratante.
Modo de utilização: Na mudança de cada fralda, limpar bem o rabinho do bebé com água morna, secando depois sem esfregar. Em seguida, aplicar uma camada fina de Eryplast Pasta de Água para acalmar e proteger eficazmente a delicada pele do bebé.
Isdin Nutraisdin ZN 40 Pomada Reparadora 50ml Pomada reparadora com 40% de óxido de zinco para dermatite da fralda irritativa e proteção elevada da zona glútea face às irritações, assaduras e vermelhidões.
Modo de utilização: Aplicar em cada mudança de fralda, com a pele limpa e seca, cubrindo a zona glútea e genital com uma camada fina e homogénea. Se ao fim de 2-3 dias não observar melhoria, deve aplicar Nutraisdin AF.
Mas o ideal é que consulte o pediatra do seu bebé
Veja também:
SAIBA QUAIS SÃO OS CREMES QUE AS FUTURAS MAMÃS - (GRÁVIDAS) PODEM USAR PARA EVITAR AS TEMIDAS ESTRIASONDE COMPRAR ROUPAS DE GRÁVIDAS EM PORTUGAL? CONHEÇA AS MELHORES LOJAS PARA COMPRAR AS ROUPAS PARA PRE MAMÃ
O QUE LEVAR PARA A MATERNIDADE: ESSENCIAIS PARA BEBÉ, MAMÃ E PAI
